Campanha Internacional chama atenção para o agravamento do problema na Copa do Mundo no Brasil. Das doze cidades-sede dos jogos, cinco são campeãs em denúncia de violência sexual contra criança e adolescente.
A Radioagênciaabraçou a “Campanha Internacional contra a exploração sexual de crianças ” promovida por movimentos sociais e entidades ligadas aos direitos humanos de todo o mundo. O projeto chama a atenção para o agravamento do problema durante o período de Copa do Mundo no Brasil.
Segundo a ONG Childhood, das doze cidades-sede dos jogos, cinco são campeãs em denúncia de violência sexual contra criança e adolescente. Com a chegada dos turistas estrangeiros no país a preocupação é ainda maior, pois a possibilidade de “sexo fácil” é anunciada por redes criminosas que exploram tanto mulheres como crianças e adolescentes.
As brasileiras também são frequentemente relacionadas a objetos de consumo nas campanhas publicitárias voltadas para turistas. No início do ano, por exemplo, o movimento feminista reagiu a uma linha de camisetas inspiradas na Copa do Mundo 2014. Lançada pelas Adidas, as peças vincularam a imagem das mulheres brasileiras à apelos sexuais.
Como parte da “Campanha Internacional contra a exploração sexual de crianças” foi realizado um concurso de charges, com o objetivo de denunciar e ridicularizar os turistas que pretendem cometer esse crime. Ao longo desses dias publicaremos aqui neste espaço as charges produzidas pelos artistas.
RadioagênciaBdF, Daniele Silveira.