Incêndio no Rio Anil Shopping originado na laje com aplicação de manta asfáltica com fogo por maçaricos

Apesar da perícia ainda não ter se manifestado tecnicamente sobre a causa do incêndio no Rio Anil Shopping, mas pelas evidências de que na laje superior da área das salas de cinemas, havia uma obra para a aplicação de manta asfáltica para a impermeabilização do local e evitar infiltração. É um serviço feito com a utilização de maçaricos e botijões de gás, que produzem chamas bem fortes  e que são controladas por quem maneja o equipamento. Uma mínima desatenção sobre a utilização de variação da chama, pode se constituir em sério perigo, o que pode ter acontecido acidentalmente.

              O serviço na laje com fogo e o cinema funcionando abaixo foi causador do sinistro

A direção do Rio Anil Shopping, diante dos fatos com duas mortes e mais de 15 pessoas feridas e que deve ser um número maior, tem procurado se posicionar em atender as vítimas, através de notas públicas e até disponibilizou a plataforma 0800 300 4591 para as pessoas que tenham sido vítimas do acidente, recebam atendimentos através de uma equipe multiprofissional.

O que deve gerar questionamentos sérios, reside em se fazer manutenção de sérios riscos,  num horário em que as salas de cinemas estavam em pleno funcionamento. O problema não foi de maiores proporções em razão das salas não estarem lotadas. A perícia do Instituto de Criminalística, o Corpo de Bombeiros e delegados da Polícia Civil permanecem no local do incêndio e todo o prédio do shopping está interditado até a conclusão dos levantamentos que estão sendo procedidos pelas autoridades policiais.

                   Como ficam os lojistas e seus prejuízos

Não há previsão do período de interdição do Rio Anil Shopping e os proprietários de lojas e quiosques, demonstram ampla preocupação sobre os prejuízos que enfrentam. Alguns já se movimentam com advogados, afinal de contas pagam aluguéis bem elevados e precisam resguardar os seus direitos. Depois do período de interdição do local pelas autoridades, o shopping deve se manter fechado para que sejam restabelecidos os sistemas para o correto funcionamento do estabelecimento, sendo a segurança fator primordial.

                    Temor de multas e cobranças de danos morais coletivos

Sobre o funcionamento do alarme e a evacuação do prédio é uma questão que vem sendo apurada pelas autoridades, uma vez que muita gente diz que ambos não funcionaram, com a observância de que o incêndio tomando proporções sérias, os proprietários de veículos tiveram que pagar o estacionamento para a liberação, o que pode perfeitamente não ter funcionado a sirene de alarme. Muita gente se manifesta indignada e algumas já teriam procurado as autoridades para fazer denúncias.

Diante do fato, das proporções e os agravantes de serviços de elevados riscos na laje superior das salas de cinemas sem qualquer prevenção, estão sendo investigadas pelas autoridades e poderá resultar em danos morais coletivos, num inquérito já instaurado nas Promotorias do Consumidor e do Meio Ambiente, sem prejuízos de outras pesadas sanções penais.

Fonte: AFD     

              

 

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *