Jeferson Portela vai cumprir 200 mandados de prisão e denunciou a recusa de Roseana Sarney por convênio de R$ 55 milhões para combater a violência

aldirO futuro Secretário de Segurança Pública, delegado Jeferson Portela participou hoje, na Câmara Municipal de São Luís, de uma audiência pública sobre segurança pública. Ele compareceu acompanhado pela maioria dos membros que irão compor a administração da pasta, com o compromisso de enfrentar definitivamente a violência que domina o Maranhão e com maior intensidade a capital. O delegado Jeferson Portela é um delegado experiente, com ações desenvolvidas em várias delegacias e já foi delegado geral e presidente da Associação dos Delegados do Maranhão. É sem dúvidas um líder da categoria bastante preparado, bem informado e estudioso, sobre as questões inerentes a politica social dentro do contexto policial.

Sempre defendi aqui no blog, que o enfrentamento a violência, além de pessoal bem preparado, armas modernas, viaturas, organização, comando e determinação, paralelamente têm que ser desenvolvidas  politicas sociais de educação, saúde, geração de emprego e renda, empreendedorismo, formação de mão de obra para jovens e garantia de ir a vir dos cidadãos, o que simplesmente nunca foi feito pelo atual governo, que muito pelo contrário tem sido altamente incompetente e até irresponsável , concorrendo decisivamente para o Maranhão ser conhecido internacionalmente pela violência o aumento acelerado de assassinatos, principalmente em São Luís

   Umas das primeiras metas será o cumprimento de 200 mandados de prisão

O delegado Jeferson Portela registrou que o Brasil já atingiu o elevado número de 56 mil assassinatos por ano e São Luís, que hoje é a 15ª cidade mais violenta do mundo, diante do aumento da criminalidade pode vir a ser a 5ª ou a 6ª, em decorrência da falta de uma politica de compromisso, seriedade e determinação do governo. Hoje temos 200 mandados em abertos para prisões e em janeiro todos serão cumpridos imediatamente. A equipe de gestão da Secretaria de Segurança Pública, que irá assumir em janeiro é integrada por 48 profissionais dirigentes de áreas, que no período de 14 a 30 do corrente estará em plena capacitação e elaboração de planejamento estratégico para ser colocado em prática imediatamente.

O controle social do Sistema de Segurança é um dever e cidadania com a participação efetiva dos Conselhos Comunitários, iniciativas criadas na administração do governador Jackson Lago, que serão retomadas dentro de um processo democrático e participativo. Temos assegurado pelo governador Flavio Dino, a criação do Comitê Gestor pelo Pacto da Vida, que será dirigido por ele e com a participação da sociedade civil organizada para avaliações semanais.

       A aplicação correta dos recursos públicos e a politica de aluguéis de prédios

O delegado Jeferson Portela destacou que o caos está instalado dentro do Sistema de Segurança Pública por falta de responsabilidade e fiscalização sobre a aplicação correta dos recursos públicos. Destacou que foram gastos 15 milhões de reais na compra de um helicóptero na Alemanha, com 16 lugares, que vive mais tempo parado, enquanto os recursos poderiam ser aplicados na compra de dois ou três para serem colocados em pontos estratégicos de apoio. Hoje, nos temos uma politica de aluguéis de prédios, enquanto se abandona o patrimônio próprio da Segurança Pública, como é o caso de alguns na rua da Palma. Vamos cumprir o compromisso assumido pelo governador Flavio Dino, com o povo do Maranhão, de combater a corrupção. Não hesitaremos em buscar todos os valores que foram desviados, que determinaram  o atual estado caótico da Segurança Pública.

        Não assinaram convênio de 55 milhões de reais com a SENASP

O que causou indignação às pessoas presentes a audiência pública, foi revelação feita pelo secretário Jeferson Portela, de que inexplicavelmente a governadora Roseana Sarney deixou de firmar um convênio com s Secretaria Nacional de Segurança Pública pelo qual o Maranhão seria contemplado pelo governo federal com recursos da ordem de 55 milhões de reais do programa Brasil Seguro, para enfrentamento a violência. O governador Flavio Dino faz gestões a SENASP para reverter a situação. É mais um fato real de que Roseana Sarney ainda não está satisfeita com o caos instalado no Maranhão com a corrupção deslavada. Ao encerrar as suas palavras na explanação feita aos vereadores, Jeferson Portela, afirmou que dentro dos primeiros 90 dias do novo governo prestará contas à população das ações desenvolvidas pelo Sistema de Segurança Pública.

 

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *