O drama no Pantanal brasileiro é que milhares de animais são consumidos pelo fogo, ante a inércia de Lula e Marina

O fogo segue consumindo a flora e a fauna do Pantanal brasileiro e vitimizando milhares de animais. A área destruída pelo fogo já se aproxima dos 2 milhões de hectares, só em Mato Grosso do Sul. O impacto gerado na fauna local é incalculável. O governo petista fez campanha com a promessa de colocar a proteção do meio ambiente como prioridade, mas está totalmente paralisado diante da gravidade da situação.A dimensão dos incêndios na região, neste ano, e a rapidez com que eles avançaram não permitiram a fuga dos animais, tampouco que eles se  recuperassem de queimadas de anos anteriores. Para Carla Sássi, presidente de uma ONG que socorre animais vítima de desastre, a sensação é que os ciclos de incêndios florestais se emendam um no outro, sem trégua.

 “A população de várias espécies acaba ficando comprometida e há uma diminuição grande na quantidade de animais. Em 2020, tivemos grande comoção social, inclusive no meio artístico, e neste ano não estamos vendo a mesma movimentação midiática. Muito disso é porque esse tipo de notícia acaba se tornando algo repetitivo. De 2020 para cá, não paramos de enfrentar incêndios”.

Na realidade, o meio artístico foi silenciado por benesses oferecidas pelo atual governo. Enquanto isso, os órgãos de fiscalização sofrem com falta de recursos e infraestrutura e a destruição continua.

Jornal da Cidade Online

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *