Durante a realização de uma audiência pública na Câmara Municipal de São Luís, nesta sexta-feira (29), por iniciativa do vereador Cézar Bombeiro, o coronel José Ribamar Monteiro Segundo, Superintendente do Serviço do Patrimônio da União – SPU, afirmou que a regularização fundiária da cabeceira da ponta Bandeira Tribuzi até o Outeiro da Cruz será feita e espera iniciar a entrega de títulos de propriedade a partir do mês de março de 2020.
Coronel Monteiro afirmou que a regularização fundiária será iniciada pelo bairro da Liberdade, compromisso com uma comunidade com mais de cem anos, que infelizmente ainda é invasão e com o vereador Cézar Bombeiro que vem me fazendo sucessivos apelos e até carta fez ao presidente da república, pedindo o reconhecimento em favor das comunidades da Liberdade, Camboa, Fé em Deus, Monte Castelo, Alemanha e Vila Palmeira.
O Superintendente do SPU destacou que, está aguardando recursos federais de R$ 1,5 milhão orçamento feito para 30 milhões de títulos de propriedade e que no mês março entregará os títulos de propriedades das áreas da União. A minha missão, enquanto dirigente do SPU é garantir direitos e a dignidade de milhares de famílias, as quais necessitam deixar de serem invasoras para se tornarem proprietárias, afirmou o coronel Monteiro.
Uma luta que caminha para ser vitoriosa
Na abertura da audiência pública, o vereador Cézar Bombeiro relatou que muito antes de ser vereador já lutava pela regularização fundiária, recorrendo a várias instituições e políticos. Carregou muitas esperanças, sendo que algumas não passaram de promessas e outras se perderam com o tempo. Quando procurei o coronel Monteiro, no SPU, ele me disse que a regularização fundiária da União em São Luís seria feita e me mostrou uma cópia da carta que eu havia feito ao presidente Bolsonaro, senti então a plena certeza de que o meu sonho e de milhares de moradores de várias comunidades começavam a caminhar para a concretização, afirmou o vereador Cézar Bombeiro. Dezenas de lideranças comunitárias de vários que serão contemplados com a regularização fundiária, presentes ao plenário da Câmara Municipal de São Luís, aplaudiram de pé a afirmação do coronel Monteiro.
Também estiveram presentes à audiência pública de iniciativa do vereador Cézar Bombeiro, para tratar da Regularização Fundiária em São Luís, Luís Carlos Furtado Brito, Gerente de Projetos de Regularização Fundiária da Fundação Sousândrade, representando o Secretário de Estado de Estado de Cidades, Rubem Pereira Júnior; Gabriel Costa, Coordenador Administrativo do Projeto de Regularização Fundiária da Fundação Sousândrade a serviço da Secid e o líder comunitário Antonio Carlos Dias (Sansão), presidente da Associação Desportiva Cultural Recreativa e Social do Bairro da Liberdade.