O governador Flavio Dino no inicio do seu primeiro mandato decidiu incluir numa Lei de Mobilidade, a redução do período de 08 anos para 05 anos, de permanência dos coronéis da Policia Militar do Maranhão. Sem qualquer observação, que inclusive não mereceu qualquer questionamento por parte dos deputados, a Lei foi aprovada e pegou de surpresa vários coronéis, os quais foram imediatamente para a reserva remunerada.
Com apenas uma tacada, Flavio Dino mandou para casa, mais de 10 coronéis, que mantêm uma ação no Tribunal de Justiça contra o Governo do Estado. À época a Policia Militar tinha no seu quadro apenas 24 coronéis e hoje atinge 44. Para que se tenha uma dimensão do exacerbado número de coronéis na Policia Militar do Maranhão destacamos, que aqui temos um efetivo aproximado de 10 mil homens e mulheres. Na Policia Militar de São Paulo existem mais de 150 mil militares e apenas 60 coronéis.
Quando abril vier, mais de uma dezena de coronéis terá que ir para a reserva remunerada, em virtude de já terem concluído os cinco anos estabelecidos por lei para permanência no cargo. Durante o período da campanha eleitoral que reelegeu o governador Flavio Dino, um comiserável grupo de coronéis da Policia Militar, todos em comando de unidades e batalhões da corporação e indicados para servir a Justiça Eleitoral, decidiram abertamente se posicionar politicamente em defesa da candidatura de Flavio Dino, colocando-se abertamente na inserção da campanha eleitoral.
Como abril vai chegar logo, os coronéis nomeados pelo governador terão que deixar a PM, por haverem completado 05 anos na patente. Eles estão se movimentando e fazendo gestões junto ao governador para faça uma nova alteração na Policia Militar e retome o período de 08 anos ou até 10 anos para os coronéis permanecerem na patente. O que na realidade os coronéis que estão na iminência de serem reformados querem é cobrar fatura de Flavio Dino, pelos serviços prestados a sua campanha e os riscos que correram de serem interpelados pela Justiça Eleitoral, daí que com uma certa ansiedade, esperam pelo reconhecimento do governador.
