A partir das 09 horas desta quarta-feira (23), por determinação da justiça através da Vara das Execuções Penais, 1058 presos do semiaberto serão beneficiados com a liberdade temporária para passar o Natal em Família. Todos são beneficiados, passaram por seleção atestadas pelo Sistema Penitenciário e o Ministério Público, informando que todos eles, além de se enquadrarem dentro das normas estabelecidas pela Lei das Execuções Penais, também assinaram termo de responsabilização sobre as regras a serem obedecidas durante o período da liberdade temporária.
Primeiramente sabem que a finalidade maior da saída é para refletirem o sentido do natal com a família e começarem a se organizar quanto a vida familiar, quando deixarem a prisão. É terminantemente proibido participarem de festas, apenas da celebração em casa, sem bebidas e aglomerações. Observação importante é que terão que usar máscaras e higienização com álcool gel e outros cuidados para evitar possíveis contaminações com a covid-19 e cumprir rigorosamente o retorno às suas unidades prisionais até o dia 29 no máximo às 18 horas.
Mesmo diante de todas as observações importantes para a concessão da liberdade temporária, uma média de 5% decide não retornar e por determinação própria ficam para o réveillon e emendam com o carnaval e passam a ser considerados como fugitivos. Existem também outros, que por conta própria, decidem retomar o exercício profissional da criminalidade e acabam sendo flagrados em ações dolosas e se complicam ainda mais retornando ao presídio com a perda de regalias e direitos. De acordo com o Sistema Prisional, o Maranhão é um dos Estados com o menor percentual de presos que não retornam, como se isso seja considerado como ponto positivo, quando também é por falhas na questão da seleção e dos atestados, principalmente na questão comportamental em que os sinais são bem evidentes.
Para a sociedade, o número acentuado de presos beneficiados com liberdades temporárias, em período em que a violência toma proporções bem acentuadas, principalmente em São Luís, causa muito medo e há registros em situações anteriores, em que até assassinatos foram registrados. A verdade é que cada cidadão, cada família, independente dos presos da saída temporária, tenham os cuidados necessárias com a própria segurança, uma vez que grande parte das vítimas de violência são por facilidades criadas por
MEU DISTINTO JORNALISTA COM TODO RESPEITO. VOU AGUARDAR PRA CONFERIR QUANTOS NÃO VOLTARÃO PARA TERMINAR SUA OPÇÃO DE SER PRESO. FELIZ NATAL COM MUITA SAÚDE E PROSPERIDADE PAZ FICA COM DEUS.