Há poucos dias deputados da Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa do Estado realizaram por amostragem, inspeção em um ferry-boats, dos mais diversos que fazem o transporte de passageiros e veículos entre o Porto da Espera no Itaqui e o Cujupe, com intensa movimentação nos finais de semanas e maior fluxo nos feriados prolongados.
A maioria dos parlamentares foi apenas em busca de espaço na mídia, uma vez que se realmente tivesse o interesse em fiscalizar os ferry-boats, teriam pedido apoio de empresas de segurança especializada e consultores especializados em serviços técnicos sobre operacionalização de máquinas. A presença do PROCON, evitou que os deputados se perdessem muito mais, mas pela limitação da fiscalização do órgão, algumas correções foram feitas em apenas das máquinas navais.
Um desses parlamentares oportunistas registrou que viaja constantemente nos ferry-boats para tratar de assuntos políticos e visitar familiares na Região da Baixada e não tem notado qualquer irregularidade. A foto acima foi feita por mim, que fiquei bastante assustado ao verificar que os passageiros vão para o embarque bem próximo de veículos em movimentação de ré para dentro dos ferry-boats. A foto mostra pessoas carregando crianças e outros passageiros bem próximos a um coletivo em pleno movimento, o que é um risco sério. Os deputados bem que poderiam fazer viagens sem qualquer comunicado prévio para verificar de perto o sério perigo diário que os passageiros enfrentam em todos os ferry-boats das duas empresas que operam entre Cujupe e Ponta da Espera e vice-versa.
