O senador e ex-juiz Sergio Moro afirmou que Nadine Heredia, ex-primeira dama do Peru, é o “novo Cesare Battisti, o assassino asilado pelo PT”. Moro qualificou Heredia como “a primeira-dama corrupta da Odebrecht”.
E acrescentou:
“Lula tem uma queda por bandidos e prejudica a imagem do Brasil”. A imprensa peruana revoltada expõe o seguinte em uma de suas manchetes: “Entre corruptos se protegem”. Nadine chegou a Brasília na quarta-feira (16) em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB).
Moro fez referência ao caso Cesare Battisti, que provocou controvérsia jurídica e diplomática entre o Brasil e a Itália. Battisti chegou ao Brasil em 2004, e, em 2010, a Itália pediu a extradição, aceita pelo STF (Supremo Tribunal Federal), mas negada pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no último dia de seu 2º mandato.
Quando Bolsonaro assumiu, em 2019, Battisti fugiu do Brasil, mas acabou sendo capturado na Bolívia e extraditado para a Itália, onde confessou os seus crimes.
Lula já afirmou que se arrependeu de ter dado asilo a Battisti e, em 2021, pediu desculpas “ao povo italiano”. Pedirá desculpas ao povo peruano? E ao povo brasileiro?
Jornal da Cidade Online