Roseana Sarney e Aluísio Mendes são os principais responsáveis pelo aumento da violência no Maranhão
A imoralidade pública denunciada e comprovada é apenas mais uma das inúmeras praticadas pelo ex-Secretário de Segurança Pública, Aluísio Mendes , candidato a deputado federal com o irrestrito apoio do senador José Sarney, da governadora Roseana Sarney e do candidato da governador Lobão Filho. Dentre as inúmeras imputações de corrupção praticadas pelo agente da Policia Federal, um rombo de 30 milhões de reais na pasta, recursos destinados ao reaparelhamento do sistema, que está totalmente sucateado, o que se constituiufator determinante para o aumento da violência no Maranhão e com maior intensidade na capital.
Por pertencer ao grupo Sarney e diante da prosperidade da corrupção e da impunidade, entendeu que deveria ir mais adiante com Roseana Sarney. Sucateou a Segurança Pública e por pouco não quebrou totalmente a Policia Militar, dilacerando o orçamento da instituição com a total omissão e até subserviência do então comandante geral coronel Franklin Pacheco.
Mesmo fora da Secretaria de Segurança Pública, Aluísio Mendes conseguiu no pequeno período que Ricardo Murad dirigiu a pasta, concretizar a compra de centenas de veículos de empresas locais sem licitação nacional. Aluísio Mendes prejudicou tal forma a população de São Luís, que a Policia Militar já no comando do coronel Zanoni Porto,sem subordinação a Secretaria de Segurança Pública, chegou a esconder mais de 15 viaturas tipo camburão para aumentar as ações de enfrentamento à criminalidade na capital e por incrível que pareça chegou a alugar alguns fiats pálio para ceder a PM, que os utilizou alguns dias e depois os devolveu já na administração de Ricardo Murad.
Com a denúncia feita pelo deputado estadual Raimundo Cutrim, de que uma camioneta Pajero, de propriedade da Segurança Pública se encontrava em Brasília a serviço de interesses particulares de Aluísio Mendes, o atual secretário Marco Afonso Júnior solicitou a apreensão do veículo e a instauração do competente inquérito policial para apurar as responsabilidades. Há também suspeitas de que outros veículos comprados com recursos do Sistema de Segurança Pública estejam sendo utilizados na campanha politica de Aluísio Mendes, candidato a deputado federalcom o especial apoio do Palácio dos Leões.
O aumento da violência no Maranhão, com a volta da pistolagem, o aumento acentuado de assassinatos e a droga tomando proporções graves, são mazelas imputadas a governadora Roseana Sarney e ao seu secretario Aluísio Mendes, desprovidos de quaisquer princípios de responsabilidade com o povo do Maranhão. Se hoje existem muitas viúvas e muitas crianças órfãs, como consequência da violência, principalmente em São Luís, a responsabilidade maior é da governadora Roseana Sarney, seguindo-se Aluísio Mendes e Sebastião Uchôa, Secretário de Justiça e Administração Penitenciária. Os dois últimos já fazem parte da história das macabras administrações que banalizaram a vida e que contaram e ainda contam com a omissão das inúmeras instituições dos poderes constituídos, responsáveis pelo zelo e respeito aos direitos humanos.
As recentes mobilizações da Associação dos Delegados da Policia Civil do Maranhão , do Sindicato dos Agentes Penitenciários e Sindicato dos Agentes Policiais Civis, reflete a falência dos Sistemas de Segurança Pública e do Penitenciário e a corrupção que se instalou dentro dos dois sistemas com prejuízos graves a população.