Balsas e Tasso Fragoso no Maranhão estão entre as 30 cidades mais ricas do agro brasileiro

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) informou quais são as cidades e os estados que mais se destacam no agronegócio brasileiro. A análise foi feita com base em dados da Produção Agrícola Municipal (PAM) referentes a 2020, levando em consideração duas variáveis: o Produto Interno Bruto das cidades e o valor da produção das lavouras.

Os 50 municípios com maior valor de produção

Mato Grosso foi o estado com maior número de cidades agrícolas ricas. Tem, ao todo, 35. O vizinho, Mato Grosso do Sul, vem em segundo lugar com 13 municípios prósperos. Em seguida, estão Goiás (10), Bahia (9), Minas Gerais (8) e São Paulo (6).

– O destaque desses municípios se dá pelo elevado valor da produção agropecuária e pelo valor do PIB municipal, principalmente, em Mato Grosso. A agropecuária tem participação relevante no PIB do estado, estimada em 21,36% – explicou a pasta.

Os demais municípios estão distribuídos em Pará (4), Paraná (4), Maranhão (2), Piauí (2), Rio Grande do Sul (2), Tocantins (1), Pernambuco (1) e Brasília (1). Juntos, em 2020, esses 100 municípios arrecadaram em valor de produção o montante de R$ 151,2 bilhões, 32% do total que foi R$ 470,5 bi.

Entre as culturas que mais fortaleceram as economias municipais, estão a plantações de soja, algodão e milho. As cidades maranhenses de Balsas e Tasso Fragoso se destacam no agro nacional, respectivamente com as colocações 25º e 30º, com perspectiva de avanços maiores. Outras cidades maranhenses estão prestes a ser destaques nacional, com produções e produtividades  marcadas por tecnologias altamente modernas, solo e clima favoráveis e o arrojo dos produtores rurais em colocar mais alimentos nos mercados nacional e internacional.

Veja a lista

Fonte: Jornal do Agro Online

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *