O Sistema Penitenciário com as suas barbáries e a corrupção deslavada instalada dentro da instituição é apontado como um dos responsáveis pelo acentuado desgaste politico e popular da governadora Roseana Sarney, já estaria preocupando a assessoria do candidato Edison Lobão Filho. Apesar dele já ter se manifestado publicamente de que se eleito implodirá todo o Complexo de Pedrinhas, osassassinatos e fugas que persistem continuam construindo uma imagem negativa nacional e internacional do Maranhão, como a unidade da federação que mais desrespeita os direitos e a dignidade humana.
A verdade é que assessores de Edinho Lobão, estão muito preocupadoscom os problemas relacionados as questões penitenciárias e da violência armadacrescente dentro da capital e no interior e o que a governadora Roseana Sarney tem dado demonstrações acentuadas de impotência para enfrenta-los . O candidato estaria disposto a conversar com a governadora para solicitar dela ações mais enérgicas e determinadas para o enfrentamento das duas sérias problemáticas, uma vez que elas com certeza causarão prejuízos graves para a campanha do candidato da situação.
No momento em que Edinho Lobão cobra uma posição mais determinada do governo para a violência no sistema carcerário, na capital e no interior, o Secretário de SegurançaPública procura instalar uma séria crise com a Policia Militar, pelos seus excessos autoritários, em que quer impor a sua vontade dentro da instituição, tentando atropelar regras militares, o que irá causar problemas de sérias consequências para a governadora Roseana Sarney. A insatisfação dentro do Estado Maior da PM já é bem visível e o comando da corporação não deve ceder aos caprichos de Ricardo Murad. A PM é hoje um barril de pólvora e quando acenderem o pavio, a explosão será inevitável.