Magistrados do CNJ que estão em São Luís podem ver a realidade do Complexo Penitenciário de Pedrinhas

O Maranhão é maior referência nacional da violência no Sistema Penitenciário Brasileiro. Sempre que a questão é levantada, as barbáries registradas no Complexo Penitenciário de Pedrinhas no ano passado são destacadas e alimentadas pela inoperância do governo, que até hoje não adotou qualquer providência concreta para pelo menos minimizar a grave realidade. Hoje, com as centenas de presos fora das celas em quase todas as unidades prisionais de Pedrinhas, os riscos de violência se dimensões inimagináveis não estão descartadas. O mais grave em toda a problemática é que pavilhões e celas são destruídos pelos presos, contando naturalmente com a conivência da segurança interna e a inexperiência de centenas de monitores sem capacitação específica. A impressão que se tem é que diante da falência, o governo decidiu dar uma de Pilatos, lavando as mãos por tudo o que vier a acontecer nos cárceres, e está pouco se importando com a entrega de novas unidades prisionais, conforme acerto judicial, já que a família Sarney deverá deixar o comando do Maranhão. Vencendo Flavio Dino, não terão vez e se vencer Edinho Lobão, pior para todos eles, uma vez que imediatamente será deflagrado um processo de exterminação do grupo Sarney em todo o Estado para a imposição do grupo Lobão.
Por iniciativa do Conselho Nacional de Justiça com o apoio do Tribunal de Justiça do Maranhão, será realizado amanhã e sexta-feira em São Luís, o Fórum Nacional de Penas Alternativas, voltado para magistrados das varas criminais e de penas alternativas dos Tribunais de Justiça e dos Tribunais Federais de todo o país.
Diante da realidade séria e muito grave do Sistema Penitenciário do Maranhão, cada vez mais deteriorada, com a acentuada inoperância das instituições responsáveis pela administração e fiscalização, seria muito oportuno, que o juiz Douglas Martins, que é integrante do Conselho Nacional de Justiça, levasse uma comissão de magistrados para ver o quadro deprimente e assustador que está instalado no Complexo Penitenciário de Pedrinhas

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *