O post com o convite às mulheres foi apagado
A aparente tentativa do apresentador Luciano Huck de faturar no mercado da prostituição, frustrada após a reação popular ao seu convite às mulheres que quisessem ‘um gringo’ durante a Copa do Mundo, conforme publicado no microblog que mantém em uma rede social, ainda vai render à Rede Globo de Televisão – onde ele produz um programa aos sábados – uma dor de cabeça a mais. Como o convite foi apagado, os computadores da produção correm risco de ser vasculhados pela Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, a pedido do Ministério Público, onde se prevê uma ação contra a possível tentativa de aliciamento de jovens e proxenetismo, segundo as denúncias veiculadas em blogs da imprensa alternativa. Um investigador especializado que assessora os denunciantes previu, nesta segunda-feira, que a ação policial poderá ocorrer nas próximas horas, uma vez que meninas, menores de idade, teriam respondido ao convite, antes de ele ser apagado.
– Trata-se de uma medida necessária para a captação de provas – disse o detetive à reportagem do Correio do Brasil, em condição de anonimato.
“Ta no Rio? Solteira? Quer 1principe encantado entre os ‘gringos’ q estão na cidade. Mande fotos e o pq; namoradaparagringo@globomail.com”, escreveu Luciano Huck no Twitter, nesta última terça-feira. A produção do programa tentou desconversar ao dizer a jornalistas que tudo não passava de mais um quadro para a atração de mais audiência ao horário que, durante a exibição dos jogos da Copa, tem sido reduzida.
“A se confirmarem os dados preliminares, Brasil x Chile terá sido a menor audiência da Globo até agora na Copa. A rede marcou 37,5 na abertura do Mundial, contra a Croácia, e 36,5 na última segunda, contra Camarões. Contra o México, a Globo teve 34,9 pontos. Mas os dados preliminares costumam oscilar até dois pontos para cima quando consolidam. Portanto, é possível que o jogo deste sábado consolide acima de 35 pontos e não seja a menor audiência. Na Band foi o inverso, a classificação do Brasil bateu recorde. Até então, a maior audiência da emissora tinha sido 9,5 pontos em Brasil x Camarões. A audiência da Band vem crescendo jogo a jogo”, afirma o jornalista Paulo Henrique Amorim, em seu blog. O programa de Huck situa-se no intervalo entre os jogos.
Ex-ministra dos Direitos Humanos, a deputada Maria do Rosário (PT-RS) foi mais incisiva e cobrou da parte do apresentador da Globo uma retratação por difundir que mulheres brasileiras estão disponíveis para estrangeiros. Para o jornalista, escritor e produtor cultural Alex Antunes, porém, trata-se de mais um lance de oportunismo do empresário.
“Não podia faltar um ponto (ainda mais) baixo de Luciano Huck, aquele mesmo oportunista do Somos Todos Macacos. Luciano postou um chamamento, no Facebook e no Twitter, às mulheres cariocas, para conseguir o seu “gringo do sonho” com sua ajuda caridosa. O post foi retirado do ar – parece que alguém se tocou da inconveniência. Mas está gerando indignação, por suas implicações com o turismo sexual e o clichê da mulher brasileira ‘pegável’, como bem analisa a jornalista Gabriela Loureiro neste artigo cheio de dados: ’Perdemos’ apenas para as nigerianas e para as chinesas, segundo o primeiro levantamento publicado pela União Européia sobre o tráfico de seres humanos em todo o continente, este ano (…) Muitas vezes o tráfico é realizado através da prostituição, outro ‘produto de exportação’ famoso do Brasil (…) Dois terços das vítimas de tráfico para fins de exploração sexual do mundo são mulheres, e a maioria dessas mulheres vêm de classes populares e vão parar na escravidão com a ilusão de que um namorado gringo vai tirá-las da miséria e tratá-las bem como em ‘Uma linda mulher’, diz Gabriela”, no texto de Antunes.
Para o jornalista MIguel do Rosário, no blog O Cafezinho, no entanto, “está claro que a Globo cometeu um crime grave”.
“A campanha teria que ser feita para homem, mulher e homossexuais. Se se trata de ‘amor’, por que só mulheres com ‘gringos’? Por que não homens com ‘gringas’? É muito estranho!”, concluiu.
Fonte Correio do Brasil