Delegado Daniel, César Bombeiro, Antonio Portela, secretário Marcos Afonso, Liana Furtado, Juracema Rodrigues e José Machado.
O secretário Marcos Afonso Jnuior, titular da Segurança Pública e responde pela Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária recebeu hoje na séde da segurança, diretores do Sindicato dos Servidores do Sistema Penitenciário para uma avaliação da grave situação em que se encontra todo o Sistema com tendências de crescimento. O presidente do Sindspem, Antonio Benigno Portela relatou que a entidade de classe protocolou cinco solicitações de audiência com o ex-secretário e em nenhuma delas foi atendido. Adiantou, que quando ele assumiu a pasta recebeu do Sindspem, uma cópia de sugestões de ações com um planejamento a curto, médio e longo prazo, mas infelizmente nada foi observado. Uma cópia do mesmo documento foi entregue ao secretário Marcos Afonso Junior.
César Bombeiro vice-presidente do Sindspem, destacou na oportunidade que como servidores públicos da instituição têm o maior interesse que tudo funcione corretamente e com bastante transparência. Mais uma vez nos colocamos à disposição da Sejap, como fizemos em gestões anteriores para somar esforços para o desenvolvimento de um trabalho efetivo. As acusações levianas, torpes e que mexeram até com as nossas famílias feitas por gestores desta instituição, politicos e magistrados e que infelizmente não conseguiram provar nada, consideramos coisas do passado e os questionamentos serão feitos nas esferas legais, mas no momento em que se busca resgatar todos os problemas, estamos de mãos estendidas com o compromisso de fazer o melhor, afirmou o lider sindical. A diretora de comunicação do Sindspem, Liana Furtado deixou bem claro, que houve uma tentativa de denegrir a categoria e linchar as suas lideranças, mas não conseguiram, e como a instituição é maior do que todos os gestores e servidores defende um trabalho conjunto e integrado e confiante na realização de ações técnicase tratamentos dignos para os servidores e para os detentos e achou muito importante o diálogo aberto pelo secretário Marcos Afonso Júnior, que acima de tudo tem mostrado que é com entendimentos, sensibilidade, compromisso e respeito é que se constrói e depois solidifica o que é sério, correto, digno e acima de tudo transparente, afirmou Liana Furtado.
O secretário Marcos Afonso Júnior avaliou também como positivo o primeiro momentodos entendimentos e que vai apreciar o planejamento apresentado, muito embora reconheça que a sua elaboração foi feita diante de um outro momento e deixou bem claro que se houver mais contribuições, ele tem interesse em receber e que dentro de poucos dias retomará os questionamentos levantados. Os sindicalistas e o secretário avaliaram algumas das situações que estão colocadas neste momento, mas preferiram se reservar às informações. Na avaliação de todos, o caminho está aberto para a reconstrução do Sistema Penitenciário do Maranhão.